Mídia Tradicional ou Mídia Digital? Qual escolher?

Mídia Tradicional ou Mídia Digital? Qual escolher?

16 maio
2019
Mídia_Tradicional_ou_Mídia_Digital

A convergência é hoje palavra de ordem no mundo da publicidade e propaganda. A mídia tradicional e a mídia digital são estratégias que possuem benefícios, particularidades e limitações. Neste processo entender o que cada uma pode oferecer é fundamental para o seu negócio. E é isso que faremos neste artigo. Boa leitura.

Mídia Tradicional e Mídia Digital

Entender o que é cada uma e o papel delas é o primeiro passo. A publicidade off-line ou tradicional caracteriza-se pelo tipo de anúncio que interrompem o cotidiano das pessoas, buscando captar sua atenção. Rádio, comerciais de tv, outdoors, mobiliários urbanos, anúncios em revistas, jornais, panfletos, entre outros.

Ela é a forma pioneira e até hoje a mais utilizada, apesar do mídia on-line estar equiparando os investimentos nos dias atuais, e, por mais que a mídia digital seja atraente por ser moderna, a publicidade tradicional ainda é considerada a mais confiável.

Quando utilizar a publicidade off line?

Somente com o marketing tradicional é possível atingir locais sem acesso à internet ou TV, através de rádio e meios impressos. Outro ponto é que ela também pode ser segmentada. Você pode publicar um anúncio de cosméticos na seção de saúde de um jornal ou em uma revista do assunto. Dependendo do seu produto, pode anunciar em uma rádio voltada mais para o público jovem ou para as pessoas de mais idade.

Duração: o material impresso ainda oferece a vantagem de durar mais tempo. Um flyer pode ficar vários dias na casa ou escritório de uma pessoa, uma revista pode ficar meses em salas de espera, fazendo com que o anúncio da sua marca atinja mais pessoas por um período longo de tempo;

Visibilidade no online: se a campanha for bem-feita, pode gerar grande visibilidade na internet de forma orgânica, através de portais online e das redes sociais.

Publicidade Online

A publicidade online é uma estratégia de marketing digital que conquistou anunciantes pois é considerada barata. Anúncios em sites, com banners, por exemplo, são muito mais baratos que o outdoor, sendo que a empresa pode fazer teste A/B, colocando mais de um anúncio no ar e pagando apenas pelos cliques recebidos. Além disso, as redes sociais se tornaram uma forma de gerar mais consumidores, através do relacionamento.

Os Links Patrocinados funcionam de acordo com lances em palavras-chaves, sendo anúncios que podem ser segmentados de acordo com a busca do usuário. O anunciante ainda pode escolher região, dias e horários para exibir seu anúncio, evitando cliques que não vão gerar conversão.

A publicidade online deu voz ao consumidor, sendo que, através de relatórios em tempo real a empresa pode saber o feedback da sua campanha. Alguns pontos devem ser levados em consideração, como: evitar replicar a propaganda offline para o online, pois elas não são iguais. O comportamento do lead é diferente quando ele visita um site ou está lendo uma revista, de quando ele está usando uma mídia tradicional ou mídia digital. Assim, é preciso adaptar de forma inteligente.

As redes sociais são formas bacanas de criar relacionamento, mas, se o anunciante busca um resultado rápido, este não é o melhor canal. A publicidade online precisa informar, gerar valor. E isso gera bastante trabalho, pesquisa, planejamento. Assim, é algo que demanda uma equipe preparada.

Atualmente, muitos especialistas acreditam que as mídias e publicidade on e off se complementam, ou seja, escolher entre a mídia tradicional ou mídia digital é um erro, pois as duas podem ser utilizadas. Cada uma tem seu papel e todas podem trazer inúmeros benefícios.

Escolher qual a melhor maneira de divulgar uma empresa não é uma tarefa simples: exige muito estudo de mercado, pesquisa sobre o público alvo e um grande planejamento.

Se você já escolheu em qual quer investir ou precisa de ajuda para decidir, conte com a Click7. Será o maior prazer orientá-lo para que seu negócio cresça cada vez mais.

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Alen Cruz
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Gestor Estratégico de Marketing

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