Como fazer meu site aparecer no Google? Conheça as técnicas de SEO.
Seja bem vindo a Click7 Marketing Digital

Como fazer meu site aparecer no Google? Conheça as técnicas de SEO.

02 ago
2019

Ranquear sites no Google, o chamado SEO (search engine optimization) ou engenharia de otimização de busca, é tarefa importantíssima para quem quer ter mais tráfego orgânico para o seu negócio, ao aparecer nas primeiras posições dos buscadores.

Mas, “como fazer meu site aparecer no Google” e em outros buscadores? Para conseguir tal objetivo, uma série de itens devem constar no trabalho de desenvolvimento do seu site para que este ranqueamento seja efetivo.

Neste artigo iremos falar sobre o SEO On Page e OFF Page, as diferenças e importância de ambos. Boa leitura.

SEO On Page e SEO Off Page: você sabe o que significa?

SEO On Page é todo trabalho de otimização realizado dentro do seu site, e, por consequência, SEO Off Page são ações fora da programação do seu site, que também irão resultar na relação de pesquisa e posições melhores com o tempo.

Na internet existem tantas páginas e sites que se tornou impossível fazer uma contagem exata dessa quantidade, e os mecanismos de pesquisa querem oferecer o melhor conteúdo para seus usuários.

Portanto, o primeiro passo do SEO em um site é facilitar as coisas para os robôs dos buscadores.

O segundo é fazer com que os mecanismos de busca entendam que as informações que você oferece são de alta qualidade e muito úteis para os usuários que navegam na Internet. E é aqui que entra o SEO On Page e Off Page.

Como fazer meu site aparecer no Google – Checklist para SEO On Page

Com o SEO On Page, você consegue fazer com que os mecanismos reconheçam rapidamente o conteúdo do seu site através de ações simples, mas que dependem de um programador, caso você não domine esta área.

Também depende de boa estratégia com o objetivo claro e definido, uma vez que o que for realizado no site terá um reflexo nas pesquisas.

Separamos um checklist com itens que devem ser levados em consideração ao realizar o SEO On Page no seu site.

Palavras-chave e frases

As palavras-chave são uma das principais características do SEO On Page. É por meio delas que o usuário utiliza os buscadores, como o Google, para obter as respostas para suas dúvidas ou buscar a solução para seus problemas.

É por esse motivo que elas são essenciais em qualquer página ou post que você fizer no seu site. Assim, os robôs do Google conseguirão identificar, com mais facilidade, se o seu conteúdo atende ou não as necessidades dos usuários.

Tag do título

As tags de título informam aos visitantes e aos mecanismos de pesquisa sobre o que trata uma determinada página e assim estabelecem a relevância.

As tags de título são um dos fatores mais importantes na página para SEO On Page.


Meta descrição

Uma meta descrição é um parágrafo curto de texto que informa aos mecanismos de pesquisa e aos visitantes do site o conteúdo da página.

O Google pode criar uma meta descrição caso você não defina, mas o ideal é deixar claro para o usuário o que ele encontrará ao entrar na sua página.

Inclusive, essa prática de SEO On Page pode influenciar na decisão de qual link clicar.


Arquitetura x Experiência

O SEO On Page também é muito importante para o desempenho do site. O Google sempre busca classificar sites que proporcionem uma boa experiência ao usuário.

A velocidade de carregamento da página, design responsivo para dispositivos móveis, acesso direto ao que foi pesquisado sem passar por distrações, por exemplo.

Esses e demais fatores são cruciais no desempenho do seu site e impactam fortemente nas suas classificações dos resultados de pesquisa.

O PageSpeed Insights do google é excelente para medir o carregamento do seu site e após a analise ele mostra todos os parâmetros que devem ser modificados para melhorar o carregamento e experiência para o usuário.


como_ranquear_sites_seo_pagespeed_insights



Integração com as ferramentas do Google

O Google disponibiliza várias ferramentas para análise de tráfego e pesquisa de forma gratuita e que, uma vez integrados, são excelentes fontes de dados.

Esses dados ajudam a aprimorar o desempenho do seu site e até mesmo com boas ideias para artigos do seu blog. Duas delas são o Analytics e o Search Console.

Somente com esses dois já é possível extrair uma gama de informações como fonte de tráfego, gênero, localização geográfica, caminho percorrido até a página final, rejeição e os termos que foram utilizados para encontrar seu domínio.


como_ranquear_sites_seo_google analytics


como_ranquear_sites_seo_search_console

Como fazer meu site aparecer no Google com técnicas de SEO Off Page.

O SEO Off Page, é a forma de criar autoridade para o seu conteúdo utilizando-se de estratégias que envolvem parceiros, redes sociais um blog, entre outros.

Enquanto o SEO On Page considera o domínio do seu site, a hospedagem, a url de páginas, links internos e externos, estrutura e arquitetura, o SEO Off Page refere-se fundamentalmente à criação de links, backlinks, sinais sociais, etc.


Link building

Menções e links naturais vindos de outros domínios são muito valorizados pelo Google. Para o buscador, isso significa que seu conteúdo é relevante e que seu site é referência para outros sites e usuários.

Ter parceiros que possuam sites bem otimizados e solicitar uma troca de links para o seu site e vice-e-versa já é uma ótima maneira de construir uma rede.

Só tenha cuidado de não trocar links com sites suspeitos, ou que não tenham relação nenhuma com o seu trabalho.

como_ranquear_sites_seo_link building


Artigos de blog

Outra maneira de criar autoridade para o seu site e assim ter melhor posicionamento nos buscadores é utilizando artigos do seu blog.

Além de ser um ativo da sua empresa, os artigos permitem que você ranqueie palavras ou termos específicos, e assim sejam exibidos no momento da busca de um usuário.

Aqui, vale lembrar que, quanto mais completo e informativo for o seu artigo, além de original, mais os buscadores darão prioridade no momento da pesquisa.

Os artigos também permitem que você crie links internos, que enviam para outros artigos que têm correlação com o artigo em questão. Esta é outra estratégia muito adotada e eficaz.

como_ranquear_sites_seo_off_page_blog


E-books e redes sociais

Se estamos falando de construção de conexões que apontam para o seu site, e-books e posts nas redes sociais são outra forma incrível de ranquear palavras chave e termos.

Eles darão melhor classificação em buscadores como o Google, pois, nestes dois canais também se tem a possibilidade de inserir links e isso vale muito.

Para o Google, os sinais sociais não são um fator de ranqueamento direto. Portanto, esse mecanismo de busca da web não se importa com quantidade de seguidores que sua empresa tem no Twitter, curtidas no Facebook ou compartilhamentos de conteúdo em outras redes sociais.

As mídias sociais fornecem benefícios indiretos de SEO a partir do aumento das ligações de entrada e menções de marca a partir da visibilidade online, melhorar o reconhecimento da marca e aumenta a sua exposição, além da permissão para que você crie um público para seu site e gere receita com isso.

Um e-book pode conter links para várias partes do seu site ou artigos relacionados. Neste caso, além de poder ser uma fonte de geração de leads, uma vez que você pode utiliza-lo como uma isca digital, você também terá a oportunidade de tê-lo compartilhado entre os seus usuários.

Isso significa maior alcance, e, por consequência, maior autoridade. Buscadores amam isso.

como_ranquear_sites_seo_redes_sociais


Links auto-criados

Comentários em blogs, participação em fóruns e guest post são um exemplo disso. Escrever guest posts é a prática de publicar posts como convidado em outros blogs com o intuito de conseguir bons links.

Esta ação ajuda a posicionar sua marca como uma autoridade em seu assunto, expandir sua exposição, alcançar novos públicos e construir relacionamentos com influenciadores valiosos e outras figuras notáveis em seu setor.

A publicação de comentários pode impulsionar o SEO e aumentar as menções e os backlinks. O segredo é criar conteúdo valioso que as pessoas queiram ler. Certamente assim você muito mais atingir o objetivo.


Espero que tenha gostado do artigo “Como fazer meu site aparecer no Google? Conheça as técnicas de SEO” e que ele ajude na construção da sua presença digital daqui em diante.

Se você ainda não tem um site, fale conosco e seja encontrado pelos seus clientes.

Mas se deseja melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores, solicite uma análise gratuita hoje mesmo pelo nosso SITE, ligando no 31 3176-7700 ou via whatsapp.

 

Este artigo pode ser útil para um amigo. Compartilhe!

Alen Cruz
autor

Gestor Estratégico de Marketing

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.