Marketing de Busca. O Que É E Como Fazer | Click7 Marketing Digital

Marketing De Busca. O Que É E Como Fazer?

20 abr
2017
Marketing de Busca

Então você decidiu colocar sua empresa na internet. Construiu um site institucional, um blog, uma página no Facebook e Instagram da empresa para poder se relacionar com seus clientes. No entanto, seu site e blog não recebem visitas, sua página do Facebook e Instagram não possuem curtidas nem engajamento do público. A reposta/solução desse problema está no Marketing de Busca.

 Marketing de busca é o caminho pelo qual usamos os sites de busca de forma estratégica para atingir nosso objetivos específicos, que podem ser desde receber mais visitas até vender mais.

O que é e como fazer o marketing de busca:

Todos nós fazemos buscas por conta de necessidades que temos durante todos os dias.  Quando surge essa necessidade, ela pode ser suprida de diferentes maneiras. Podemos buscar em um dicionário, enciclopédia, livros e etc.

Mas se houver uma forma simples e organizada em um sistema, poderemos ter mais eficiência, mais velocidade nessa busca. A partir disso nasceram os buscadores da internet.

Fazer uma busca na internet hoje, é tão natural que é praticamente impossível um usuário não fazer uma busca no Google, por exemplo.

É preciso estar atento quanto ao tema. Essa era da busca trouxe uma inversão para o marketing tradicional. Antes as promoções e relacionamento aconteciam da empresa, ou marca, para o consumidor, agora o consumidor quem vai em busca da empresa.

Os sites de busca como Google, Yahoo, Bing e MSN são os principais protagonistas do marketing de busca.

Quando uma pessoa faz uma busca na internet, ela espera encontrar o que precisa de forma mais rápida e direta possível, sem interferências e bombardeios de ações que interrompam sua navegação.

Daí a importância de posicionar sua empresa nos primeiros resultados de busca do Google. Uma estratégia de pequenos momentos aliada a uma estratégia de marketing digital e de busca, certamente irão aumentar suas vendas.

Antes de entrar no assunto de marketing de busca propriamente, precisamos entender as diferenças entre busca orgânica e busca paga.

Busca paga e orgânica

A busca paga ou links patrocinados (Google Ads, Facebook Ads) é o tipo de link que, quando clicado por uma pessoa no site de busca, gera um custo ao dono do anúncio. Por isso, esse tipo de resultado é chamado de link patrocinado.

Os resultados dos links patrocinados aparecem na página de resultados de busca em função da palavra-chave buscada, sua relevância e, principalmente, o valor oferecido pelo anunciante pelo clique.

As áreas da página de resultados reservados à busca paga são separados de áreas onde aparecem os resultados da busca orgânica.

Os resultados orgânicos ou naturais são obtidos através de um processo natural de seleção dos sites. Por ser um processo natural, não gera custos para os donos das páginas.

 

A busca orgânica apresenta resultados que são obtidos pela análise dos sites em função de sua relevância e da palavra-chave.

 

O Trio De Sucesso do Marketing De Busca.

 

Uma pesquisa do Google relevou que 100% das pessoas olham as primeiras linhas dos resultados da página, e depois, começam a ler apenas o início das linhas seguintes, formando um triângulo invertido, que representa as áreas quentes de visualização das páginas de busca.

A esse preocesso deu-se o nome de Triângulo de Ouro das Buscas.

Geralmente, o triângulo de ouro inclui os links patrocinados, já que estes são os primeiros 3 ou 4 links da página, e o primeiro resultado da busca orgânica.

A importância de estar bem posicionado nos buscadores é tamanha que, em 2002, um relatório da iProspect já revelava que mais da metade dos usuários da internet abandonavam suas buscas depois das primeiras páginas de resultados. E essa métrica prevalece até hoje.

Isso mostra o quanto a primeira página de buscas é importante para sua empresa e te dá insights sobre como vender mais através da internet.

Está gostando do artigo? Semana que vem tem mais. No próximo, será apresentado algumas estratégias a cerca do Marketing de Busca. Quer receber notícias e dicas quentes do mercado? Então cadastre seu email em nossa News Letter para se juntar a outros leitores que querem ter sucesso na internet com seus negócios e seja o primeiro a receber os novos conteúdos.

Quer um atendimento e saber como a Click7 Pode lhe ajudar? Clique AQUI.

Este artigo pode ser útil para um amigo. Compartilhe!

Artigos Relacionados

Alen Cruz
autor

Gestor Estratégico de Marketing

Comentários

1 comentário

  1. Edson Madeira | maio 6, 2017 at 5:24 pm

    Gostei dessa definição
    O Trio De Sucesso do Marketing De Busca.

    Por mais que pesquisas antigas e sensos anteriores mostra, realmente é de fato informação atualizada, pois além da primeira página, poucos passam de lá, e não seguem suas pesquisas para segunda página, por achar até mesmo conteúdos desinteressantes e fora do senso da pesquisa.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *