Site. Sua empresa nunca dependeu de um tanto como agora.

Site. Sua empresa nunca dependeu tanto de um como agora.

21 out
2016

Foi-se a época em que ter um site era apenas um meio de ostentar, restritos a algumas grandes empresas ou uma forma de demostrar habilidades e recursos para quem programava. Os tempos mudaram, a tecnologia avançou e barateou-se os investimentos. Atualmente, se a sua empresa ou o seu negócio não está nos mecanismos de busca da internet, como o Bing, Yahoo e principalmente o Google, eles não existem para o seu público.

Praticamente ninguém mais utiliza um catálogo de telefone. Vivemos a era dos smartphones, da popularização da internet e suas facilidades. A pesquisa é digital, instantânea, e esse, ao meu ver, é o principal fator que hoje pode determinar se seu negócio está ou não fadado ao completo esquecimento.

Além disso, o site é uma importante extensão de sua empresa no mundo digital, demonstrando o que ela é e representa, a participação dela no mercado, formas de contato e o que ela tem a oferecer para seu público. Em outras palavras, é o cartão de visita, o porfólio, a primeira boa (ou não) impressão para possíveis novos clientes.

E como deve ser o site da sua empresa?

 

Bem, algumas coisas são básicas para todo site, outras inerentes ao tipo de negócio. A idéia neste artigo não é esgotar o assunto, mas dar um direcionamento. Aqui vão algumas boas dicas.

  • Ser direto em seu propósito

Todo site necessita ser adaptável à linguagem do seu público. Além disso, ser claro nas informações. Missão, visão, valores, ramo de atuação. Apresentar os produtos, serviços e diferenciais em relação aos concorrentes de maneira clara e sem exageros.

  • Ser Responsivo 

Seu site deve possuir estrutura que se modifica automaticamente, seja leve e fácil de carregar em qualquer dispositivo. Botões clicáveis, hierarquia de informações bem definidas e de boa leitura, seja para um desktop, tablete ou smartphone. Os buscadores como o Google classificam o seu site com base nessa e outras características para ranquea-lo nas pesquisas. Acesse https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=pt-BR e teste se seu site está de acordo com as diretrizes.

  • Ter um design limpo e fontes de boa leitura.

A maioria dos sites pecam nestes quesitos. Um site não precisa conter milhares de cores, várias imagens na sua página principal(Claro salvo algumas exceções como um e-commerce por exemplo) ou mesmo fontes variadas e principalmente do tipo script na sua composição. Isso dificulta a leitura e a navegabilidade porque demora carrega-lo e, na maioria das vezes, deixa o site feio, sujo e você acaba perdendo oportunidades de venda ou contato com seu propect.

  • Destacar os meios de contatos e redes sociais

Muitas vezes a pessoa entra no seu site e em seguida quer ligar ou entrar em contato com a sua empresa. Ter o telefone, email, endereço e um formulário de contato destacados facilitam muito esta ação. A rede social sem dúvida é outro importante ponto de contato com seu público e toda empresa precisa ter pelo menos dois canais sociais para este fim. O site é um ótimo meio de convidar visitantes a se engajarem nestes canais.

  • Ser otimizado para os buscadores

Este é também um ponto crucial na construção de um site. A escolha das palavras-chave que definirão o seu negócio e a construção de textos e codificação que resultarão em um melhor ranqueamento nos motores de busca. É um trabalho que demanda tempo, experiência de programadores web e de profissionais de marketing digital num esforço conjunto para obter os melhores resutados. A Click7 pode ajudar e muito a sua empresa neste aspecto. É só entrar em contato conosco.

No próximo artigo, irei falar um pouco mais sobre outros aspectos que define bem a construção de um site. Tecnologias, hospedagem, blog.

Acompanhe nossos artigos, inscreva-se na nossa lista clicando em um dos botões abaixo. Se gostou, deixe sua opinião, seu like e compartilhe com amigos.

 

Grande Abraço

Este artigo pode ser útil para um amigo. Compartilhe!

Artigos Relacionados

Alen Cruz
autor

Gestor Estratégico de Marketing

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *