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Redes Sociais. 7 Erros cruciais que as empresas comentem.

27 out
2016

Grande parte das empresas ainda não utilizam o poder das Redes Sociais em seu cotidiano, e muitas das que utilizam, o fazem de forma incorreta.

A representação de uma marca na internet através das Redes Sociais tem um poder que é por muitos setores de marketing ignorado. Neste artigo trago 7 erros que empresas cometem e que acabam por determinar em um retorno sobre investimento (ROI) não satisfatório.

 

1- A escolha dos meios e objetivos pré-definidos

Este sem dúvida é o mais óbvio porém o mais comum dos erros cometidos. Ao se escolher um canal ou Rede Social como Facebook, Instagram por exemplo, empresas em sua maioria não têm com clareza objetivos definidos para os mesmos. A pergunta que deve ser respondida é “Para qual fim estou utilizando este canal?” Propagar minha marca? Vender um produto? Ser um S.A.C para o meu cliente? Os três? Tendo definido esta etapa fica mais fácil desenvolver um cronograma e por consequência obter melhores resultados.

2- Basicasssoooo. Postar conteúdo de baixa qualidade.

Fotos e vídeos amadores, textos que não provocam, explicam ou definem a finalidade da postagem, tudo isso compromete o desempenho do canal e https://www.acheterviagrafr24.com/generic-viagra/ a estratégia da empresa. Hoje é possível contratar fotógrafos que cobram o dia de trabalho e fotografam praticamente tudo que sua empresa tem. Ah, mas meu serviço sai aos poucos e não posso ter um fotógrafo a disposição. Neste caso, tenha um bom celular e noções básicas de fotografia. Já será o suficiente para ter um bom conteúdo até que se contrate um profissional. Vídeos também podem ser feitos com qualidade aceitável, na internet tem vários tutoriais explicando sobre como produzir fotos e vídeos de qualidade utilizando celulares. O que não pode é criar posts que denigrem a sua empresa seja pelo teor do contéudo ou pela qualidade final da postagem.

3- É uma Rede Social e não uma galeria de produtos

Complementando o tópico um, toda rede social como o próprio nome já diz é para socializar, entregar algo que vale a pena para as pessoas dessa rede e não apenas vender, vender, vender. Ex: Instagram originalmente nasceu para compartilhamento de fotos. Depois ampliou-se a possibilidade de postar vídeos. Então poste fotos de locais, novidades, mensagens, vídeos curtos. Podem até serem ligados ao seu negócio, mas sem forçar a barra somente com foco na venda direta.  O engajamento com conteúdo de valor gera o boca a boca digital, sua marca será lembrada e isso faz a diferença. Quer dizer que não posso anunciar? Não é isso, você pode e deve, porém sem ser um spamer de produtos e serviços. Sua audiência vai cair e sua empresa vai perder com isso. O importante, para redes como Facebook e o próprio Instagram por exemplo é existir esta mescla de objetivos definidos e postar de acordo com cada um.

4- Não responder aos comentários.

Venda, se faz através de relacionamento. Você já tem o canal, já expôs seu produto ou serviço. Ai vem um possível interessado e deixa o seu comentário, sugestão ou crítica e a sua empresa simplesmente ignora. Ou pior, DELETA. É o famoso nadar, nadar, nadar e morrer na praia. Responda, a todos e se possível crie um ambiente propício para ter o email e número de telefone deste prospect. Não seja deselegante se a mensagem for uma crítica. Lembre-se que pode ser um indicador para que sua empresa melhore algo que não está de acordo com o mercado. Caso tenha palavras de baixo calão, as próprias redes em sua maioria as bloqueiam. É só habilitar a função. A Rede Social é a extensão da sua empresa física no mundo virtual. O trabalho tem que ser o mesmo, bem feito em ambos os lugares.

5- Misturar publicações pessoais em um ambiente empresarial.

São raros os momentos em que se consegue ter êxito fazendo este tipo de ação. Se você tem um perfil no Facebook e você é a personificação da sua empresa, é a autoridade, use este perfil para postar dicas, fotos suas de viagens, videos ao vivo, mas que estejam mostrando o seu “EU” profissional e use o para direcionar este público para sua página empresarial. Inclusive é até interessante criar estes links. Assim como na página empresarial, poste coisas relacionadas a sua empresa, soluções para dores dos seus potenciais e já clientes, seus seguidores e, obviamente, venda os produtos e serviços da sua empresa.

Quer postar fotos da família, cachorros, correntes etc? Crie um terceiro perfil só pra isso, seguindo nosso exemplo. Mas cuidado, estamos falando de redes sociais, o seu comportamento vai dizer muito sobre o seu posicionamento enquanto profissional. Evite exageros.

6- Achar que anunciar em Redes Sociais é o suficiente para resolver um problema com vendas.

Outro erro bastante comum é acreditar que somente investindo alguns reais nestes canais as vendas acontecerão como num passe de mágica. Ledo engano. Como já mencionado, venda é antes de tudo, relacionamento, e isso se constrói com o tempo. Alguns mercados respondem melhor do que outros no ambiente virtual. Moda, fotografia, comida por exemplo alcançam resultados um pouco mais rápidos. Porém, com outros a venda não é imediata, depende de decisão de compra, interesse, enfim, existe um processo, principalmente quando estamos falando de mercados B2B – Empresas vendendo para empresas. Lembra-se dos objetivos? Engajamento é um deles. Se você tem um público engajado, você será lembrado. E mais, a sua equipe de vendas precisa existir e estar em sintonia com o trabalho que está sendo desenvolvido.

7- Não ter um orçamento definido para cada canal.

Este é um tópico que vale para o marketing de uma maneira geral. É muito melhor ter uma verba definida para investimentos em promoção, vendas e relacionamento com o cliente do que experimentar. Claro que isso pode ser definido no momento do escopo de um projeto, desde que se tenha, mais uma vez, objetivos e metas claras, para curto, médio e longo prazos.

Agora que já sabe algumas dicas valiosas, avalie o que tem feito ou irá fazer de acordo com estes pontos.

Bom trabalho.

 

PS: Se tem alguma dúvida ou sugestão. Deixe o seu comentário que irei responder com maior prazer.

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Alen Cruz
autor

Gestor Estratégico de Marketing

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